Qualidade da Água

A água, é um produto natural, mas deve ser tratada e vigiada de forma contínua, para que o ser humano a possa utilizar e consumir sem qualquer risco para a sua saúde.

 

A qualidade da água fornecida aos seus utilizadores é uma preocupação constante da Águas da Teja.

 

A ÁGUAS DA TEJA tem vindo a apostar e intervir no desenvolvimento de novos processos de tratamento e desinfeção de água, realizando ao longo de todo o seu processo milhares de análises para monitorizar a evolução da qualidade da água.

 

Com a entrada em vigor, em 2007, do Decreto-Lei nº 306/2007, de 27 de Agosto, a Águas da Teja, posteriormente  ao Decreto-Lei nº 152/2017 de 7 de Dezembro, passou a reportar os resultados de monitorização da qualidade da água distribuída em função dos novos requisitos de qualidade.

A nova legislação, mais exigente e complexa, tem como premissa avaliar a qualidade da água na torneira do consumidor. Deste modo, ao longo do ano, a Aguas da Teja, de acordo com o Plano de Amostragem previamente aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), irá realizar análises junto da torneira do consumidor, de forma a obter uma imagem representativa da qualidade da água distribuída em todo a zona abrangida.

Foram sendo introduzidos, mecanismos de prevenção e controlo, como o plano de segurança da água, a avaliação e gestão de riscos.

Em 2023, o Decreto de Lei 69/2023 de 21 de Agosto,  que estabelece o novo regime jurídico da qualidade da água destinada ao consumo humano, transpondo para a ordem jurídica nacional:

        a) A Diretiva n.º 2013/51/EURATOM, do Conselho, de 22 de outubro de 2013, que estabelece requisitos para a proteção da saúde do público em geral no que diz respeito às substâncias radioativas presentes na água destinada ao consumo humano;

        b) A Diretiva (UE) n.º 2020/2184, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de dezembro de 2020, relativa à qualidade da água destinada ao consumo humano (Diretiva (UE) n.º 2020/2184).

 

Com o objetivo de garantir e assegurar a qualidade da água no concelho de Trancoso, trabalhamos continuamente, em colaboração com a entidade reguladora - ERSAR e outras entidades ligadas ao sector nomeadamente as Autoridades de Saúde e Câmara Municipal.

 

 

 

 

A ÁGUAS DA TEJA, foi ainda recentemente distinguida pela ERSAR ( Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Residuos), com o «Selo de Qualidade Exemplar da Agua para Consumo Humano»

 

 

 

 

 

 

 

 

Através do sistema de pesquisa (com um clique neste texto será encaminhado) pode consultar os relatorios trimestrais por Zona de abastecimento a partir de 2024, em baixo nos links seguintes, pode visualizar os relatórios trimestrais de 2023.

 

 


Relatório Analitico Trimestral _ Ano 2023 4º trimestre ( 633 Visualizações )


Relatório Analitico Trimestral _ Ano 2023 3º trimestre ( 618 Visualizações )


Relatório Analitico Trimestral _ Ano 2023 2º trimestre ( 790 Visualizações )


Relatório Analitico Trimestral _ Ano 2023 1º trimestre ( 934 Visualizações )