Notícias

Consumo de água excessivo para combate aos incêndios

O concelho de Trancoso foi desde o dia 09 de agosto até ao dia 19 fustigado com incêndios de proporções até aqui não observadas.

Em todo o momento, e de uma forma inexcedível, que queremos agradecer publicamente, os colaboradores desta entidade tudo fizeram para ser possível, pese embora as elevadíssimas solicitações de fornecimento a que o sistema esteve sujeito, manter o fornecimento de água em todos os reservatórios e respetivas redes de abastecimento.

Este árduo trabalho permitiu que, com exceção do final do dia 15/08, no reservatório de Moimentinha onde a extrema solicitação simultânea por parte das forças de combate em vários pontos da rede do local efetuou uma rápida descarga das reservas existentes e rede, todo o abastecimento fosse assegurado ao longo desta dura semana na sua totalidade, sendo que mesmo neste caso, o abastecimento foi reposto em curto espaço de tempo.

Importa também esclarecer a população, que a água que se consegue aduzir às redes de distribuição está limitada pelo diâmetro das condutas existentes, e será facilmente entendível, que se existe uma rede de diâmetro 63mm, e cada ramal domiciliário tem um diâmetro de 32mm, ao existirem vários consumos de ponta em simultâneo, será sentida inevitavelmente uma queda abrupta na disponibilidade de água, principalmente nas zonas mais altas.

Sabemos, pois, que este trabalho efetuado, contribuiu de forma decisiva ao possibilitar um melhor combate e proteção, o que simultaneamente levou a um consumo excessivo de água, pelo que a Águas da Teja irá analisar todas as situações reportadas pelos nossos Clientes como consumo de água excessivo para combate aos incêndios e nas situações justificadas iremos proceder a um crédito na fatura respetiva, tendo como base de comparação os consumos anteriormente ocorridos.

Para este efeito agradecemos que os Clientes, após receberem a fatura referente ao período que englobe os dias 09 a 19 de agosto, e caso se enquadrem no número anterior nos comuniquem via e-mail (clientes@aguasdateja.pt), telefone (271 001 240), carta ou no nosso atendimento presencial indicando sempre o número de cliente e contato.

A responsabilidade social faz parte da nossa missão e tem sido aplicada ao longo destes anos já em diversas situações e no próprio decorrer destes trágicos acontecimentos, nomeadamente por exemplo com toda a água gasta no combate aos incêndios pelas entidades, que não irá ser cobrada e que a título de exemplo, apenas em dois marcos de incêndio monitorizados foi em média de 50000 litros/hora durante esta semana.

Estes consumos da rede pública, devem ser de futuro também ponderados, pois existem várias alternativas eficazes que devem ser privilegiadas e que permitem uma melhor disponibilidade direta às populações nos habituais locais de consumo, não obstante que conforme a Águas da Teja já propôs seja também melhorado o sistema existente de marcos de incêndio da rede pública, no que respeita á sua localização\disponibilidade de água.

Bem Haja e uma palavra de Obrigado e Força a todos os que de uma forma ou de outra ajudaram a travar esta calamidade e a todos os que durante um largo período irão continuar a tentar minimizar os efeitos da mesma.

Contamos Consigo, Conte Connosco.

 

Trancoso, 20 de agosto de 2025

 

Download comunicado